THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

4 Mitos, 2 Verdades e Uma Meia Verdade Sobre Trabalhar Home Office

Lucia Aguiar      segunda-feira, 18 de julho de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Mulher Trabalhando Home Office

O trânsito caótico, o transporte coletivo ineficaz e o tempo de deslocamento de casa para o trabalho, faz com que muitas pessoas pensem na possibilidade de trabalharem home office. Diversas empresas já adotam uma política de trabalho remoto, e permitem que seus funcionários realizem suas atividades quase que integralmente em casa. Do outro lado, empresários que conseguem uma flexibilidade e não precisam necessariamente de um escritório, também estão na lista dos que pretendem adotar o home office como espaço de trabalho.

Esse artigo tem como objetivo ajudá-lo a desmistificar as vantagens e desvantagens desta modalidade de trabalho, e para isso apresentamos 4 mitos, 2 verdades e 1 meia verdade sobre o home office:

1) Você pode trabalhar de pijama! Mito. Independentemente de onde você estiver trabalhando, é necessário ter foco e se sentir num ambiente de trabalho, pois a chance de perder a concentração ao trabalhar de uma forma mais “a vontade” é grande, e pode diminuir sua produtividade.

É claro que você não precisa usar terno e gravatas ou um blazer e uma saia secretária, mas um casual day cabe bem em qualquer ocasião.

2) Posso fazer o horário que eu quiser. Meia verdade. Uma das vantagens de trabalhar home office é justamente a flexibilidade que se pode ter escolhendo um horário de maior produtividade, agendar uma consulta médica no meio do dia e até mesmo “matar uma segunda-feira” pela manhã, porém, é preciso que se estabeleça uma carga horária mínima de trabalho, e principalmente se você tiver clientes que necessitem se comunicar contigo em um determinado horário, é importante executar parte da jornada no horário de trabalho do cliente.

3) Qualquer um pode trabalhar como home Office. Mito. Para trabalhar em casa é preciso analisar se você tem o perfil necessário, que compreende a capacidade de se autogerenciar e (muita) disciplina, pois o sofá, a cama e a geladeira estarão a alguns passos, assim como as redes sociais a alguns cliques, provocando perda de rendimento e das características de um serviço sério e comprometido.  E como se já não fosse o suficiente, ainda há o quesito relacionamento interpessoal, o qual praticamente inexiste ou é mecanizado através de e-mail, telefone, Skype ou WhatsApp.

4) Os custos são reduzidos. Verdade. Uma grande vantagem do escritório em casa é a possibilidade de se utilizar os recursos já existentes, visto que esse tipo de trabalho – na maioria das vezes – exige apenas um computador, internet e um smartphone. Mas é recomendável que você separe um espaço de trabalho para a atividade, e para isso talvez seja necessário o investimento em móveis planejados, cadeira ergonômica, etc.

5) Um profissional home office trabalha menos. Mito. A maioria das pessoas que trabalham no modelo tradicional de empresas - das 08h às 18h de segunda a sexta-feira - quando desligam seus computadores, se desligam daquela rotina e só  a retomam no dia seguinte. Uma armadilha que o home office pode proporcionar é o fato de se prolongar a jornada de trabalho pelo simples fato de se estar em casa, pois é difícil equilibrar sua vida pessoal e profissional quando não há distinção física entre os dois. Não são poucos os relatos de profissionais que alegam trabalhar mais nesta modalidade do que no modelo tradicional.

6) Eu tenho que fazer tudo sozinho. Mito. Quando trabalhamos home office temos a falsa crença de achar que devemos executar todas as atividades de nossa empresa e dos nossos clientes. Felizmente já existem serviços de secretária remota e assistente virtual – como o da Temporis – que permitem delegar suas tarefas menos produtivas para que você se dedique no atendimento aos seus clientes e em ações estratégicas do seu negócio.

7) Não precisa sair de casa em dias frios e chuvosos. Verdade. Mesmo quem trabalha em uma empresa tradicional, num período de férias já teve a oportunidade de ficar em casa num dia frio e chuvoso. Essa talvez seja uma das melhores sensações que um profissional remoto sente. Poder observar a chuva ou as folhas caindo, saboreando um delicioso café ou um chocolate quente faz com que todas as desvantagens sejam esquecidas neste momento. =)

O que você achou das nossas dicas? Quer trabalhar ou já trabalha home office? Comente abaixo quais são suas percepções.

Abraços,

Lucia Aguiar

Lucia Aguiar - Temporis

Comentários

Digite sua busca:

Fabiano Aguiar - Fundador Temporis Assistente Virtual e Secretária Remota

 

Fabiano Aguiar

Administrador de Empresas com especializações nas áreas da saúde e de marketing digital.

Fundador da Temporis Secretária Remota e Assistente Virtual e do Blog Empresariado

 

Conheça também: