THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Dor de cabeça, cansaço, estresse? Como lidar com os males do escritório

Fabiano Aguiar      segunda-feira, 6 de junho de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Estresse, dores, mal-estar, como prevenir

Mesmo aqueles que procuram ter uma vida equilibrada, praticando atividades físicas, fazendo pausas para o almoço, não atendendo chamadas corporativas após o término do expediente, o estresse pode cruzar o seu caminho juntamente com outros sintomas como dor de cabeça, cansaço, insônia, entre outros.

O que provoca o stress ou estresse?

Às vezes o próprio ambiente de trabalho pode ser uma fonte estressora, assim como um problema que era simples de se resolver mas é adiado, e sem perceber ele vai consumindo nossas energias.

Confira 5 dicas sobre as possíveis fontes que podem provocar os "males do escritório" em seu organismo, e como eliminá-los com algumas mudanças simples:

1) VOCÊ PODE ESTAR CERCADO POR RUÍDO

No ambiente corporativo, um dos pilares mais valorizados é a interação humana. Por isso as estações de trabalho, bem como o layout dos escritórios, passaram a ser planejados de modo a facilitar essa interação. Embora existam muitos aspectos positivos nessa distribuição, ela pode trazer efeitos colaterais. 

Um estudo publicado no final de 2012 pela Revista Proteção apontou que ruídos de baixo volume (como os gerados em escritórios no geral) podem gerar desconforto, perda de raciocínio e de produtividade. O ruído é um dos fatores mais negativos no ambiente de trabalho, pois pode afetar as pessoas física e psicologicamente, causando irritação durante o trabalho, diminuição da qualidade do sono, entre outras consequências, complementa o estudo.

Se você é o gestor de uma empresa e acredita que essa pode ser uma fonte do possível estresse, considere a criação de uma sala separada, ou uma divisória que aumente sua privacidade. Você ainda pode ter uma política de "portas abertas" permitindo às pessoas falarem com você quando necessário, mas fechar a porta quando você precisar de concentração vai reduzir seus níveis de estresse e remover consideravelmente o ruído.

2) VOCÊ PODE ESTAR SOBRECARREGADO

Quando iniciamos um negócio próprio é natural fazermos tudo sozinhos, certo? Certo, mas errado.

O crescimento de de um negócio está diretamente ligado a capacidade do empresário em gerenciar estratégicamente de sua empresa, o que lhe consome boa parte de seu tempo. Por isso não faz sentido cuidar de tarefas que, embora importantes, não trarão resultado direto ao seu negócio, tiram seu foco e diminuem sua produtividade.

Considere a possibilidade de delegar tais tarefas

Muitos empresários optam pela contratação de um assistente virtual, um profissional com anos de experiência e que pode lhe ajudar em suas tarefas de forma remota. Delegar pode ser difícil para quem não está habituado, mas os resultados que você obterá ao ter um assistente virtual como uma peça fundamental de seu negócio valerão muito a pena.

Dicas para contratar assistente virtual

3) VOCÊ PRECISA ORGANIZAR MELHOR SEU AMBIENTE

Quão organizada é a sua mesa de trabalho? E as gavetas? Se você costuma perder o mouse ou caneta debaixo de uma pilha de papéis, isso pode estar lhe causando algum mal. O mesmo pode ser dito para todo o seu escritório ou ambiente doméstico. Quando o ambiente é desorganizado, ele pode impactar negativamente em sua saúde.

Dr. Frederico Porto, médico psiquiatra e professor da Fundação Dom Cabral aponta que as coisas em excesso à sua volta (a desorganização) podem ter um impacto negativo na sua capacidade de concentração e processamento de informação. Ele cita um estudo realizado por neurocientistas da Universidade de Princeton mostrando que a desordem estética à sua volta concorre pela sua atenção, resultando na diminuição do seu desempenho e aumento do estresse.

A solução é um tanto quanto óbvia, mas precisa ser dita: arrume seu espaço de trabalho e meio ambiente; documentos devem ser guardados em arquivos devidamente identificados, livre-se do lixo e garanta que sobre sua estação de trabalho esteja somente o estrito necessário para aquele momento. Faça isso ao menos duas vezes por semana, e verá os seus níveis de estresse diminuir.

4) VOCÊ ESTÁ SE ALIMENTANDO INCORRETAMENTE

Quando o seu trabalho se estende pelo "calar da noite" e você necessita estar no escritório pela manhã, é bem provável que você consumirá doses excessivas de cafeína, não me refiro apenas ao café, mas chocolates, chás e até energéticos. Se seus níveis de estresse já estão elevados, sinto muito, mas a cafeína vai torná-lo pior.

O mesmo pode ser dito para alimentos não saudáveis, como batatas fritas e bolos. Eles podem parecer inofensivos, mas são altamente calóricos, com pouquíssima ou nenhuma vitamina.

Se você tem enxaquecas frequentes, experimente substituir a cafeína por sucos, assim como as guloseimas por lanches naturais.

5) VOCÊ PRECISA PROLONGAR SEU FINAL DE SEMANA OU TIRAR UMAS FÉRIAS

Se há muito tempo você não sabe o que é férias, ou se o seu final de semana limita-se a alguns períodos de descanso, está na hora de recarregar suas energias. O "corpo fala", e se os diversos sinais já citados aqui estão presentes no seu cotidiano, é hora de ouvir o que ele tem a lhe dizer e tirar uns merecidos dias de descanso.

Não se preocupe, se você possui um assistente virtual, ele pode dar contiuidade nas tarefas rotineiras, gerenciar seus e-mails e até atender eventuais chamadas enquanto você estiver fora.

Ah... e nunca esqueça de expressar gratidão, ela faz um bem para o seu corpo e sua mente que você nem imagina. :)

Sucesso a todos.

Comentários

Digite sua busca:

Fabiano Aguiar - Fundador Temporis Assistente Virtual e Secretária Remota

 

Fabiano Aguiar

Administrador de Empresas com especializações nas áreas da saúde e de marketing digital.

Fundador da Temporis Secretária Remota e Assistente Virtual e do Blog Empresariado

 

Conheça também: