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Principais Habilidades de um Assistente Virtual

Fabiano Aguiar      segunda-feira, 13 de abril de 2015

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Principais habilidades de um assistente virtual

Um assistente virtual - AV é um ativo valioso para empresas de qualquer tamanho, mas especialmente para as empresas de pequeno porte, onde os recursos são escassos e o acesso a fundos são limitados. Pequenos empresários precisam gerenciar seu tempo de forma eficaz e se concentrar mais em atividades que evidenciem o desenvolvimento e o crescimento dos seus negócios.

O AV desempenha um papel importante ao disponibilizar um tempo valioso aos empresários gerenciando tarefas e outras funções não essenciais.

O mercado de assistentes virtuais cresceu exponencialmente no exterior, iniciando-se em 2006 motivado pela recessão econômica global, quando empresas foram obrigadas a repensar suas estratégias de negócios e implementar medidas de redução de custos. A terceirização de serviços administrativos, comerciais e burocráticos para assistentes virtuais tornou-se uma estratégia popular porque simplificou os custos sem comprometer a geração de receita e a qualidade na execução do serviço.

Atualmente o Brasil atravessa uma recessão econômica semelhante a ocorrida na Europa e Estados Unidos no passado, e mais uma vez os assistentes virtuais surgem como a solução ideal para quem quer reduzir custos e melhorar processos.

Consequentemente, quando há aumento da demanda aumenta as opções de profissionais disponíveis no mercado, e por isso listamos as principais habilidades que você deve procurar, ao selecionar um assistente virtual:

1) Disponibilidade: avalie a disponibilidade para a execução das atividades demandadas. As pessoas ou empresas que prestam este tipo de serviço não possuem um único cliente, ou seja, elas dividirão ao longo da jornada o seu trabalho com o de outros clientes. Descubra como ele ou ela vai gerir o tempo para acomodar as demandas de seu projeto, sem comprometer a qualidade do trabalho e horários.

2) Comunicação: a habilidade de se comunicar é, muita das vezes ignorada na hora da contratação, mas uma comunicação eficaz não consiste apenas na boa escrita ou na fluência verbal do indivíduo. As diferenças culturais são fatores que você tem que manter em mente quando da contratação de candidatos a partir de locais remotos, porque o contexto da mensagem (aquilo que você quer transmitir) pode variar conforme a região. Você também precisa se certificar que seu candidato está acessível através de vários canais de comunicação.

3) Paixão: através de um bate papo, você pode descobrir pelo que seus candidatos à assistentes virtuais são apaixonados. Isto poderá determinar se há um alinhamento de valores, propósito e visão, três dos fatores mais importantes para o estabelecimento de uma relação de trabalho.

4) Competências: para todo projeto, você tem que determinar o nível de competências requerida dos candidatos. É imprescindível que o profissional possua conhecimento, habilidade e atitude, além da capacidade de comunicação e interatividade com ferramentas online. Se você está procurando alguém que vai gerir a sua rede social, você precisa testar o melhor candidato com os conhecimentos necessários para a gestão de rede social. O candidato não tem que ser o melhor em tudo, mas deve possuir um nível apreciável de competência.

5) Personalidade: além das competências técnicas e fundamentais, você tem que considerar seriamente o componente comportamental de seu candidato. No decorrer do processo de qualificação, você notou potenciais “sinais vermelhos” que podem levar a um relacionamento difícil? Pense nisso.

Conclusão

Estas são apenas algumas das habilidades que eu recomendo a você, considere-as antes de contratar um assistente virtual. Você pode e deve incluir outras características, uma vez que estará construindo um relacionamento de confiança e muita das vezes longo prazo.

O mais importante é qualificar os seus candidatos de outras maneiras e não apenas o pelo currículo ou perfil online.

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Fabiano Aguiar - Fundador Temporis Assistente Virtual e Secretária Remota

 

Fabiano Aguiar

Administrador de Empresas com especializações nas áreas da saúde e de marketing digital.

Fundador da Temporis Secretária Remota e Assistente Virtual e do Blog Empresariado

 

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